Início Culturais Museus Museu da Inconfidência

Museu da Inconfidência

18
0
COMPARTILHAR
Museu da Inconfidência, Ouro Preto, Minas Gerais, Brasil.
Museu da Inconfidência, Ouro Preto, Minas Gerais, Brasil.

Museu da Inconfidência

Museu da Inconfidência é o principal museu da cidade de Ouro Preto, MG.

História do Museu da inconfidência

Museu da Inconfidência. Em meados da década de 30, o presidente Getúlio Vargas determinou que os restos mortais dos participantes da Inconfidência degredados para a África fossem trazidos de volta ao Brasil. Os ossos que puderam ser exumados chegaram em 1937.

Ao ser esvaziado em 1938 o prédio da antiga Casa de Câmara e Cadeia de Vila Rica, que ultimamente funcionava como penitenciária estadual, um dos seus salões destinou-se para abrigar o Panteão dos Inconfidentes, que foi inaugurado no dia 21 de abril de 1942, data do transcurso do 150º aniversário da sentença condenatória dos inconfidentes.

Em seguida, por meio de decreto-lei do governo federal, criou-se o Museu da Inconfidência, que completaria a ocupação do imóvel, sendo inaugurado em 11 de agosto de 1944, ao término das reformas para a adaptação do edifício à nova função.

Acervo do Museu da Inconfidência

Formado por mais de 4 mil peças. O acervo do Museu da inconfidência possui exemplares da vida sociocultural mineira dos séculos XVIII e XIX.

No acervo verifica-se vestígios dos sistemas construtivos de caráter religioso e profano, além de objetos de uso pessoal, destinados à vestimenta, à ornamentação, à proteção e à guerra. Destacado, em grande parte, por sua raridade e beleza, o acervo é caracterizado, ainda, pelo seu relevante conteúdo histórico e iconográfico.

Exposição Permanente do Museu da inconfidência

A atual estrutura da exposição apresenta a Inconfidência relacionada com Ouro Preto, permitindo, ainda, uma nova leitura da vida social, política e artística mineira dos séculos XVIII e XIX.

A museografia, a cargo do especialista francês Pierre Catel, assumiu proporções de nível internacional.

O primeiro piso apresenta a infraestrutura da cidade, das origens até o período imperial. Objetos de construção civil, meios de transporte, mineração, aspectos da vida social e do movimento político da Inconfidência documentam a evolução de um agrupamento humano que iria pensar a independência brasileira.

Já o segundo piso revela a superestrutura da criação artística, colocando em evidência a importância da Igreja.

Mais informações sobre as visitas em:

Museu da Inconfidência

Endereço: Praça Tiradentes, 139 – Centro – Ouro Preto/MG – Brasil – CEP: 35400-000

Telefones: +55 (31) 3551-1121 – (31) 3551-5233

Site: www.museudainconfidencia.gov.br

Summary
Review Date
Reviewed Item
Museu da inconfidência
Author Rating
51star1star1star1star1star