Início A cidade Festival de Inverno de Ouro Preto acontece de 8 a 23 de...

    Festival de Inverno de Ouro Preto acontece de 8 a 23 de Julho de 2017

    1845
    0
    COMPARTILHAR
    Festival de Inverno de Ouro Preto acontece de 8 a 23 de Julho de 2017
    Festival de Inverno de Ouro Preto acontece de 8 a 23 de Julho de 2017

    O Festival de Inverno de Ouro Preto é um projeto de Natureza Artística e Cultural da UFOP.

    No ano em que completa 50 anos, o Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana – Fórum das Artes será realizado entre os dias 8 e 23 de julho.

    São previstas atividades nas duas cidades da região dos Inconfidentes e em João Monlevade.

    Atividades

    O Festival de Inverno é um projeto de natureza artística e cultural por meio do qual a Universidade Federal de Ouro Preto investe na produção, realização e frequentação pública de bens culturais.

    Seu objetivo é estimular o debate e ampliar o alcance das reflexões sobre arte e cultura em seu potencial de transformação da sociedade.

    Ações

    As ações acontecerão nos municípios de Ouro Preto e Mariana em julho de 2016, mobilizando artistas, produtores, professores, estudantes e outros profissionais vinculados aos eixos temáticos definidos neste edital para a realização de discussões teóricas, apresentações e intervenções nos contextos sociais locais.

    As propostas de trabalhos em vários formatos, como apresentações, exposições, intervenções, exibições, oficinas e mesas de debate; são apreciadas pela equipe de curadoria.

    Entendendo o maior hibridismo da arte na contemporaneidade, a organização aceita propostas que contemplem mais de uma das áreas de atuação artística, de modo a ampliar a participação de artistas e pesquisadores no Festival.

    Hospedagem

    As melhores pousadas em Ouro Preto ficam lotadas rapidamente durante o festival de Inverno. Com os hotéis em Ouro Preto acontece da mesma forma. fiquem ligados para não ficarem de fora do festival ou ter que pagar muito caro para dormir.

    História

    A proposta do evento é fomentar o contato entre sociedade local e grupos representativos de um universo artístico-cultural mais amplo.

    A expectativa é repercutir localmente os temas, os debates, as abordagens, as pesquisas e as elaborações críticas contemporâneas, bem como fazer reverberar externamente concepções e vivências.

    O Festival de Inverno busca atuar em compasso com uma política extensionista de desenvolvimento social, vínculo que se revela na democratização de suas atividades e na inclusão de comunidades periféricas em seus processos de produção.

    Ruas, praças e prédios históricos, entre outros espaços são abraçados por artistas, grupos, instituições e inúmeros profissionais – inclusive estrangeiros – com trabalhos em diferentes linguagens.

    Desde 2004 a UFOP envolve-se na organização deste evento, que possui uma história de mais de seis décadas.

    Com o apoio efetivo da Fundação Educativa Ouro Preto (FEOP) e das prefeituras municipais de Ouro Preto e de Mariana, vem a cada ano aproximando, ainda mais, as duas primeiras capitais do estado de Minas Gerais.

    Mais informações no site oficial do evento: http://festivaldeinverno.ufop.br/

     

    Summary
    Review Date
    Reviewed Item
    Informações do texto do festival de Inverno
    Author Rating
    51star1star1star1star1star