Início Corpus Christi Feriado Corpus Christi em Ouro Preto

Feriado Corpus Christi em Ouro Preto

66
0
COMPARTILHAR
Feriado de Corpus Christi em Ouro Preto, MG, 15 de Junho de 2017.
Feriado de Corpus Christi em Ouro Preto, MG, 15 de Junho de 2017.

Corpus Christi 2017

O feriado Corpus Christi em 2017 será comemorado no dia 15 de junho em Ouro Preto e ele cairá em uma quinta-feira, por isso será uma ótima oportunidade para reunir a família e partir para uma ótima viagem!

Corpus Christi é um feriado facultativo e é uma data instituída e comemorada pelo catolicismo. Sempre 60 dias depois da Páscoa e em uma quinta-feira seguinte ao Domingo da Santíssima Trindade. O significado da expressão Corpus Christi que vem do latim, significa “Corpo de Cristo”.

Essa que é considerada uma das festas mais importantes para a Igreja Católica, exalta o “mistério da eucaristia”, ou seja, o sacramento do sangue e corpo de Jesus Cristo.

Nas cidades mineiras, construídas em um pilar de fé e devoção, a festa é celebrada por milhares de pessoas que seguem a tradição católica e vivem de perto a emoção de participar desse culto.

Corpus Christi – O significado

Corpus Christi (expressão latina que significa Corpo de Cristo) é um evento baseado em tradições católicas realizado na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, que, por sua vez, acontece no domingo seguinte ao de Pentecostes.

É uma “Festa de Guarda” onde a participação da Santa Missa neste dia é, para os católicos, obrigatória, na forma estabelecida pela conferência episcopal do país respectivo.

O Feriado Corpus Christi

Corpus Christi é um feriado nacional no qual a igreja católica festeja o corpo de Cristo representado na Eucaristia. A data pode ser calculada como sendo a primeira quinta-feira após a Festa da Santíssima Trindade ou então 60 dias após o domingo de páscoa1. A celebração é composta de uma missa, de procissões e adoração do Santíssimo Sacramento.

A comemoração do Corpus Christi acontece sempre em uma quinta-feira, em referência à Quinta-Feira Santa, quando aconteceu a última ceia de Jesus com seus apóstolos. Nesta passagem, Cristo entrega simbolicamente sua vida a Deus e à humanidade. Jesus manda celebrar sua existência comendo o pão e bebendo o vinho (a eucaristia), que se transformariam sem seu Corpo e Sangue.

O apóstolo João (Jo 6, 55-59) descreve a cena da seguinte forma:

“O que come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna e eu o ressuscitarei no último dia”. O que come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele.”

A celebração da Eucaristia é, assim, a forma de reconhecer que Jesus continua vivo em meio à comunidade cristã.

Origem do Corpus Christi

Mesmo sendo celebrado em cada missa, a igreja católica criou uma data para que o Corpo de Cristo pudesse ser especialmente lembrado. A justificativa remonta ao século XIII, em Liège, na Bélgica. No ano de 1243, uma freira chamada Juliana teria tido visões nas quais Cristo revelava seu desejo de ver a Eucaristia ser festejada e reconhecida separadamente. Alguns anos mais tarde, em 1264, o papa Urbano IV consagrou a festa para toda a Igreja.

Nesta data, os fieis reproduzem a tradição de fazer procissões pelas ruas, caminhando sobre um colorido tapete confeccionado a partir de materiais diversos: flores, serragem, farinha, folhas, areia. Esse costume chegou ao Brasil com os colonizadores portugueses. A procissão lembra a caminhada do povo de Deus rumo à Terra Prometida. Já a Hóstia levada num ostensório foi instituída em 1274.

A celebração começou no século XIII, em 1269. E a proposta da igreja Católica para a festividade foi que os fiéis pudessem sentir a presença real de cristo através da eucaristia que para a tradição católica, após o momento da consagração do pão e do vinho que acontecem nas missas, a bebida se torna o sangue e o pão o corpo de cristo, remetendo às falas de Jesus na última ceia.

O Feriado de Corpus Christi

Em 2017 a data será comemorada no dia 15 de junho, uma quinta-feira, o que é uma ótima notícia para os mochileiros de plantão, não é mesmo? Mas embora ele seja celebrado em quase todas as cidades brasileiras, o que muitos não sabem é que esse feriado é facultativo. Mas para nossa alegria, em Belo Horizonte e na maioria das cidades mineiras, é feriado, sim! \0/

Corpus Christi em Ouro Preto


A celebração de Corpus Christi é marcada por procissões no Brasil inteiro e em Ouro Preto, uma cidade marcada pela fé, não podia ser diferente. Na data acontecem celebrações, e procissões que são feitas nas ruas, e os fiéis acompanham e vivem a experiência de cultuar o Corpo e Sangue de Cristo.

Mas a beleza da cidade também chama atenção de muitos turistas não apenas pela fé e por isso o feriado é uma ótima oportunidade de conhecer a cultura local, apreciar sua deliciosa culinária, conhecer as belas cachoeiras e até mesmo fazer caminhadas de ecoturismo.

Seja para os que desejam curtir o ambiente de fé ou para quem quer aproveitar o feriado para se divertir Ouro Preto é uma opção incrível para se viajar. Especialmente em tempos de crise, o turismo em Minas é uma grande oportunidade.

Hospedagem no Corpus Christi em Ouro Preto

Ouro Preto é uma das cidades mais bonitas de Minas Gerais e é extremamente rica quanto à sua cultura. Possui diversas atrações turísticas que merecem ser conhecidas durante uma visita a esse local, com muitos detalhes que não devem ser passados despercebidos.

Guia de pousadas em Ouro Preto,  com opções para todos os gostos e bolsos.  Caso o turista deseje uma opção mais cara, nosso portal disponibiliza uma lista com os melhores hotéis da cidade.

 

Summary
Review Date
Reviewed Item
Corpus Christi em Ouro Preto
Author Rating
51star1star1star1star1star